sábado, 15 de junho de 2013

RECURSO DIDÁTICO ATIVIDADES

          SEQUÊNCIA DIDÁTICA

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 6 Aulas

CONTEÚDOS:

LÍNGUA PORTUGUESA:
Gênero textual (Carta ao leitor): será trabalhado este gênero textual na produção da carta ao leitor.
Gênero textual (convite): será trabalhado este gênero textual na produção de um convite.
Gênero discursivo (História em quadrinho): será trabalho este gênero discursivo na produção de uma HQ. 
Gênero textual (Ficha técnica): será trabalhado este gênero textual na produção da ficha técnica da fauna e flora.

MATEMÁTICA:
Fração: Na atividade da confecção das bandeiras do S.O.S Mata Atlântica será trabalhada fração.

CIÊNCIAS:
Extinção dos animais e desmatamento: Na atividade onde os alunos confeccionarão a ficha técnica.


GEOGRAFIA:
Continentes: Serão trabalhados os continentes no momento que for explicado, como a Mata Atlântica foi formada.
Clima: Será trabalhado clima na discussão do documentário.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: será trabalho noções básicas de informática utilizando a internet e os programas Microsoft Word e Microsoft Publisher.

ATIVIDADE 1

Duração da atividade: 1 aula

No primeiro momento, na sala de aula serão discutidas algumas questões referentes à Mata Atlântica tais como:
  • O que é a Mata Atlântica?
  •    Como foi formada a Mata Atlântica?
  • Quais animais que vivem na Mata Atlântica e quais animais estão em extinção?
  • O que é o desmatamento?
  • Quais as conseqüências do desmatamento?
  • Quem cuida da Mata Atlântica?
  • O que é a fundação S.O.S Mata Atlântica?
  •  Qual o significado da bandeira símbolo da fundação S.O.S Mata Atlântica?
  • Qual animal é símbolo da Mata Atlântica?
No segundo momento no laboratório de informática, utilizando o recurso do vídeo, será assistido ao documentário “Mata Atlântica” dirigido por Paulo Rufino. Este vídeo-documentário, conta um pouco da história da formação da Mata Atlântica, a importância da Mata Atlântica, e quais as consequências do desmatamento. O vídeo está disponível no youtube , Documentário Mata Atlântica.Documentário Mata Atlântica

 Após assistir será feita as discussões sobre do documentário, tais como:
  1. Como foi formada a Mata Atlântica?
  2. Qual e o clima predominante  nesta região?
  3. Porque resta apenas 1% da Mata Atlântica no Brasil?
  4. Qual a importância da Mata Atlântica para o Brasil e para o mundo?
No terceiro momento em sala de aula, será trabalhado a interdisciplinariedade, envolvendo a disciplina de Matemática, trabalhando o conteúdo sobre fração. Será entregue aos alunos uma folha sulfite contendo 24 quadrados. Em seguida, dará início a confecção das bandeiras do S.O.S Mata Atlântica, primeiramente será pintado os quadrados deixando alguns quadrados em branco formando a bandeira, indagando-os após a finalização das bandeiras, sobre  a fração representada na bandeira.


Bandeira S.O.S Mata Atlântica

AVALIAÇÃO: Será avaliado o envolvimento nas discussões sobre o documentário, na atividade da confecção da bandeira do SOS Mata Atlântica, será avaliado conceito matemático de fração.

ATIVIDADE 2
Duração da atividade: 1 aula

No primeiro momento será utilizado o laboratório de informática, será discutido com o grupo/classe sobre os animais que estão em extinção na Mata Atlântica e sobre quais plantas que existem e porque estão desaparecendo. Em seguida será explicado como fazer uma  ficha técnica, depois será confeccionado pelos alunos a ficha técnica utilizando o programa Microsoft Publisher (iniciar> Microsoft Publisher> Boletim Informativo).
 A sala será organizada em dois grupos (um grupo que ficará responsável por pesquisar sobre a fauna e o outro sobre a flora), em seguida organizará estes dois grupos grandes em duplas. Cada dupla irá procurar um animal ou uma planta que está em extinção, a pesquisa será realizada na internet e a partir das informações coletadas irão fazer uma ficha técnica, após a conclusão do trabalho as fichas técnicas deverão ser impressas.
As informações e imagens sobre os animais e plantas da Mata Atlântica encontram-se disponíveis no Google imagens.
AVALIAÇÃO: será avaliado, a escrita, o atendimento as especificidades do gênero textual (ficha técnica), a participação, conhecimento adquirido sobre o animal ou planta pesquisado e  o envolvimento na utilização da ferramenta Microsoft Publisher.


ATIVIDADE 3
Duração da atividade: 2 aulas

Na sala de aula será entregue a cada aluno, um álbum dos animais da Mata Atlântica. A finalidade deste álbum é conhecer alguns animais em extinção da Mata Atlântica, a partir do conhecimento adquirido através das pesquisas para realização da ficha técnica.
Os recursos materiais que fazem parte deste álbum são os seguintes: álbum, 10 figurinhas de animais em extinção, 50 cartões com informações sobre os animais, cada animal terá 5 cartões de cores distintas tais como: Mico-leão-dourado (laranja), Bugio (vermelho), Tamanduá bandeira (rosa), Tatu-canastra (azul claro), Arara-azul-pequena (azul escuro), Muriqui (marrom), Anta (roxo), Onça-pintada (amarelo), Jaguatirica (verde claro) e a Capivara (verde escuro), algumas páginas do álbum trará algumas informações da Mata Atlântica, biodiversidade e extinção e um envelope para colocar as figuras dos animais. .
 O álbum será utilizado da seguinte forma, será feito um sorteio de uma figura de um animal que estará dentro de um saquinho, em seguida olhará o número que está atrás da figurinha do animal e buscará no álbum o número correspondente. Logo após será retirado um cartão de cada vez com a informação dos animais selecionado e lerá para os alunos até o grupo/classe adivinhar qual o animal se refere às características dos cartões, depois os alunos cada qual em seu álbum deverá colar a figurinha no álbum.
Nesta aula será sorteado  5 figurinhas de animais, para que os alunos possam adivinhar, em seguida será colado no álbum as figurinhas.
Foto : Recurso didático 



AVALIAÇÃO: será avaliado o conhecimento adquirido pelos os alunos sobre os animais que estão em extinção na Mata Atlântica.


ATIVIDADE 4
Duração da atividade: 1 aula

No primeiro momento na sala de aula será exposto qual a finalidade de uma carta ao leitor, em seguida será entregue aos alunos cartas ao leitores retiradas de  jornais e revistas.
No segundo momento no laboratório de informática, será acessado o endereço on-line no ,site G1 para a leitura do texto “ Flora e fauna estão mais ameaçados na Mata Atlântica, aponta IBGE”. Após a leitura do texto será  utilizando o programa Microsoft Word ( iniciar> Microsoft Word> botão office> novo> cartas> pessoal) para construção da carta ao leitor, após finalizar será impresso as cartas aos leitores.

Na sala de aula será sorteado mais 5 figuras de animais que faz parte do Álbum dos animais da Mata Atlântica para que os alunos possam adivinhar , em seguida será colado no álbum as figurinhas.

AVALIAÇÃO: Será avaliada  a escrita, atendimento as especificidades do gênero textual (carta ao leitor),construção dos argumentos e o envolvimento na utilização da ferramenta Microsoft Word. Na atividade do “Álbum dos animais da  Mata Atlântica”, será avaliado o conhecimento adquirido pelos os alunos sobre os animais que estão em extinção na Mata Atlântica.



ATIVIDADE 5
Duração da atividade: 1 aula

No primeiro momento em sala de aula, será discutido sobre o gênero discursivo História em Quadrinhos , será apresentado diferentes tipos de história em quadrinhos impressos.
As histórias em quadrinho para imprimir são encontradas no Google imagens em seguida será iniciado a discussão  sobre as características da história em quadrinhos tais como: narração, espaço, tempo, onomatopeias, metáforas visuais, legendas, balões entre outros. Os alunos serão organizados em duplas para montar um roteiro da HQ cujo tema será sobre a Mata Atlântica. No segundo momento no laboratório de informática os alunos acessarão o site  Luz do Saber, para fazer uma HQ, após finalizado será impresso a História em quadrinhos.

AVALIAÇÃO: Será avaliado a escrita, o atendimento as especificidades do gênero discursivo (HQ), participação na elaboração do roteiro e o envolvimento na utilização do site para a construção da HQ.

ATIVIDADE 6
Duração da atividade: 1 aula

Na sala de aula será entregue aos alunos diferentes tipos de convites impressos, que são encontrados no Google , em seguida será discutido as características do convite (tema, quem convida, dia, data, local), logo após será informado aos alunos que confeccionarão convites para colocar no entorno da escola, convidando os alunos e os pais para uma exposição de todos os materiais confeccionados  sobre a Mata Atlântica.
No segundo momento no laboratório de informática, os alunos deverão ser organizados em duplas, para confeccionar convites utilizando o programa Microsoft Word (iniciar> Microsoft Word> botão Office> Convite), após finalizado será impresso os convites.

AVALIAÇÃO: Será avaliado, a escrita, o atendimento as especificidades do gênero textual (convite), reconhecimento do uso social do convite, e o envolvimento na utilização da ferramenta Microsoft Word.

RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
  •  Computador
  • Lápis de cor
  • Lápis grafite
  • Folha
  • Cola


LINKS:
             
            





                                                                                             
 http://youtu.be/1R0wGlAx_Po          

                                                                     
          http://escola.britannica.com.br/article-483372                    
                                                              
Sugestão de livros:


 De olho na Mata Atlântica
Imagine que chegamos ao Brasil em 1500. Como será que era a Mata Atlântica naquela época? Agora, imagine uma viagem feita hoje, pela mesma Mata. O que será que aconteceu? A autora e ilustradora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen vai guiar essa nossa trilha, mostrando as belezas e peculiaridades da natureza. Abra o livro e tenha uma boa viagem!


Juca Brasileiro – A Mata Atlântica
Autora: Patrícia Secco
Editora: Melhoramentos
Juca e seus amigos, numa aventura na Mata Atlântica, descobrem a importância da preservação do meio ambiente e da reciclagem do lixo.


                                                                                                                                                                                                          
Nina na Mata Atlântica
Autor: Nina Nazario
Editora: Oficina de textos
Prepare sua mochila. Pegue o mapa e escolha a trilha. Com Nina e seus amigos, vamos caminhar por rios e cachoeiras a caminho do mar e conhecer a Mata Atlântica, um bioma rico em diversidade de espécies. Nesta aventura você vai conhecer os seres vivos que lá habitam como orquídeas, bromélias, cotias, bugios e mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário