sábado, 15 de junho de 2013

PROJETO MATA ATLÂNTICA


O projeto de trabalho será desenvolvido na classe do 5º ano do Ensino Fundamental, sendo o tema proposto para este projeto “Mata Atlântica”. Este projeto  tem como foco principal a interdisciplinaridade e a inclusão dos alunos nas TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) contribuindo dessa forma para a aprendizagem . De acordo com Moran (2000, p. 32):
Aprendemos quando relacionamos, integramos. Uma parte importante da aprendizagem acontece quando conseguimos integrar todas as tecnologias, as telemáticas, as audiovisuais, as orais, musicais, lúdicas, corporais

A Mata Atlântica é um bioma que acompanha a costa brasileira. De acordo com os dados do site do SOS Mata Atlântica Ela é a floresta mais ameaçada do Brasil: restam somente 7,9% de remanescentes florestais em fragmentos acima de 100 hectares (fragmentos representativos para a conservação da biodiversidade)”.

Tendo em vista contribuir para a educação dos cidadãos brasileiros no processo de escolarização, para que venham agir de forma responsável, conservando o meio ambiente no presente para o futuro, foi desenvolvido este projeto que tem a intenção de conscientizar o grupo/classe  da importância de conservar as espécies da fauna e flora brasileira. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais Meio Ambiente e Saúde:
A diversidade biológica deve ser conservada não só por sua importância conhecida e presumível para a humanidade, mas por uma questão de princípio: todas as espécies merecem respeito, pertencemos todos à mesma e única trama da vida neste planeta. (BRASIL, 1997, vol. 9.1, p.32).

As atividades interdisciplinares propostas visam conscientizar a comunidade escolar, para os reais problemas da ação humana, para o processo de extinção das espécies tanto do Brasil como no mundo. Para isso é necessário situações de ensino que proporcione ao grupo/classe conhecimento sobre questões ambientais, para que haja mudança nas atitudes e valores dos alunos, em relação ao meio ambiente e sua biodiversidade.
O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, a compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (BRASIL, 1997, vol. 9.1, p.37)

Este projeto tem como foco central a interdisciplinaridade entre as matérias de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Físicas e Geografia e Tecnologia, pois  entendemos a interdisciplinariedade como:
[...] a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a interação recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados de pesquisa. (ZABALA, 1998, p.143)
                                         
Ao utilizar este projeto de intervenção, serão trabalhados conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Conteúdos conceituais: fração, desmatamento, extinção dos animais, continente, clima, história em quadrinhos, carta ao leitor, ficha técnica, fauna, flora, convite, Microsoft Word e Microsoft Publisher.

Conteúdos procedimentais: assistir, ler, escrever, raciocinar, pintar e digitar.

Conteúdos atitudinais: sensibilização e conscientização sobre a importância da Mata Atlântica e sua biodiversidade, importância das atitudes humanas para que não haja extinção dos animais e para que não ocorra mais o desmatamento, aquisição de valores e atitudes de respeito ao meio ambiente.

OBJETIVO GERAL:
Possibilitar que sejam aprofundados os conhecimentos do grupo/classe sobre a importância de conservar a Mata Atlântica que é um dos biomas mais rico do mundo em espécies de fauna e flora e abriga a maior parte de espécies de animais e inserir o aluno no mundo tecnológico estimulando a busca pelo conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Sensibilizar e conscientizar o grupo/classe sobre a importância da Mata Atlântica e sua biodiversidade;
·         Conscientizar sobre a real importância das atitudes humanas para que não haja extinção dos animais e para os perigos do desmatamento;
·         Adquirir valores e atitudes de respeito ao meio ambiente;
·         Desenvolver uma atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Físicas e Geografia e Tecnologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário