O projeto de trabalho será
desenvolvido na classe do 5º ano do Ensino Fundamental, sendo o tema proposto
para este projeto “Mata Atlântica”. Este projeto tem como foco
principal a interdisciplinaridade e a inclusão dos alunos nas TIC (Tecnologia
da Informação e Comunicação) contribuindo dessa forma para a aprendizagem . De acordo com Moran (2000, p. 32):
Aprendemos quando relacionamos, integramos. Uma parte importante da
aprendizagem acontece quando conseguimos integrar todas as tecnologias, as
telemáticas, as audiovisuais, as orais, musicais, lúdicas, corporais
A Mata Atlântica é um bioma que
acompanha a costa brasileira. De acordo com os dados do site do SOS Mata
Atlântica “Ela é a
floresta mais ameaçada do Brasil: restam somente 7,9% de remanescentes
florestais em fragmentos acima de 100 hectares (fragmentos representativos para
a conservação da biodiversidade)”.
Tendo em vista
contribuir para a educação dos cidadãos brasileiros no processo de escolarização,
para que venham agir de forma responsável, conservando o meio ambiente no
presente para o futuro, foi desenvolvido este projeto que tem a intenção de conscientizar
o grupo/classe da importância de conservar as espécies da fauna e
flora brasileira. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais Meio Ambiente e
Saúde:
A diversidade biológica deve ser
conservada não só por sua importância conhecida e presumível para a humanidade,
mas por uma questão de princípio: todas as espécies merecem respeito,
pertencemos todos à mesma e única trama da vida neste planeta. (BRASIL, 1997,
vol. 9.1, p.32).
As atividades interdisciplinares propostas visam
conscientizar a comunidade escolar, para os reais problemas da ação humana,
para o processo de extinção das espécies tanto do Brasil como no mundo. Para
isso é necessário situações de ensino que proporcione ao grupo/classe
conhecimento sobre questões ambientais, para que haja mudança nas atitudes e
valores dos alunos, em relação ao meio ambiente e sua biodiversidade.
O convívio
escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes.
Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, a
compreensão das questões ambientais e as atitudes em relação a elas se darão a
partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (BRASIL, 1997, vol. 9.1,
p.37)
Este projeto tem
como foco central a interdisciplinaridade entre as matérias de Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências Naturais e Físicas e Geografia e Tecnologia, pois entendemos a interdisciplinariedade como:
[...] a interação entre duas ou
mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a
interação recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da
metodologia e dos dados de pesquisa. (ZABALA,
1998, p.143)
Ao utilizar este projeto de
intervenção, serão trabalhados conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais.
Conteúdos conceituais: fração, desmatamento, extinção dos animais,
continente, clima, história em quadrinhos, carta ao leitor, ficha técnica,
fauna, flora, convite, Microsoft Word e Microsoft Publisher.
Conteúdos procedimentais: assistir, ler, escrever, raciocinar, pintar e
digitar.
Conteúdos atitudinais: sensibilização e
conscientização sobre a importância da Mata Atlântica e sua biodiversidade,
importância das atitudes humanas para que não haja extinção dos animais e para
que não ocorra mais o desmatamento, aquisição de valores e atitudes de respeito
ao meio ambiente.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar que sejam aprofundados os conhecimentos do grupo/classe
sobre a importância de conservar a Mata Atlântica que é um dos biomas mais rico
do mundo em espécies de fauna e flora e abriga a maior parte de espécies de
animais e inserir o aluno no mundo tecnológico estimulando a busca pelo
conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Sensibilizar e conscientizar
o grupo/classe sobre a importância da Mata Atlântica e sua biodiversidade;
·
Conscientizar sobre a
real importância das atitudes humanas para que não haja extinção dos animais e
para os perigos do desmatamento;
·
Adquirir valores e
atitudes de respeito ao meio ambiente;
·
Desenvolver uma
atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências Naturais e Físicas e Geografia e Tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário